"Sinopse preparada pelo Coordenador da Revista do IBEDAFT- Kiyoshi Harada"

nikkeyTítulo: O Nikkei no Brasil, 6ª edição

Autor: Obra coletiva sob coordenação de Kiyoshi Harada

Editora: Vox Gráfica, 2026

Sinópse: Esta 6ª edição, composta de 17 capítulos revistos e ampliados, é ímpar no gênero constituindo-se em uma verdadeira epopéia da Imigração Japonesa no Brasil, narrando desde os antecedentes da imigração tanto no Japão, quanto no Brasil até a vinda dos primeiros imigrantes em 1908, e acompanhando daí em diante as sucessivas etapas de integração e de assimilação da cultura brasileira pelos imigrantes e seus descendentes.

Hoje, a comunidade nipo-brasileira integra um dos segmentos mais expressivos da sociedade brasileira, caracterizada como um país multirracional e multicultural, contribuindo grandemente para o fortalecimento da inteligência nacional em todos os setores da atividade humana.

Temos a convicção de que esta 6ª edição, comemorativa dos 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação firmado entre o Brasil e o Japão, e também, da passagem de 117 anos da Imigração Japonesa no Brasil, irá contribuir para dar maior visibilidade à milenar cultura japonesa em alguns de seus aspectos ainda não amplamente conhecidos pela ampla sociedade brasileira.

 

Share on Social Media