Kiyoshi Harada
Sob a organização da Escola Superior da Magistratura do Estado do Mato Grosso, da Escola Superior de Contas e da Sociedade Brasileira de Direito Tributário e Financeiro realizou-se, nos dias 3 e 4 de novembro de 2025, o 8º Congresso Internacional de Direito Tributário e Financeiro debatendo e discutindo o tema “IMPACTOS ECONÔMICOS E FINANCEIROS DA REFORMA TRIBUTÁRIA”.
O evento ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso com a participação ativa de Juízes, Desembargadores, Membros do Ministério Público de Contas, Advogados e especialistas das áreas de Direito Tributário e Financeiro.
Contou com cinco painéis com dois expositores e dois debatedores em cada painel, analisando em profundidade os aspectos econômicos e financeiros da Emenda Constitucional nº 132/2025.
Integrei o painel de nº 3 apresentando os aspectos pontuais da reforma tributária, assinalando os impactos econômicos e financeiros, sempre privilegiando o lado pragmático de cada questão levantada.
No final do Congresso foi elaborada e lida no plenário a Carta de Cuiabá subscrita pelas instituições públicas e privadas que participaram do evento, na forma abaixo transcrita:





