O Instituto Brasileiro de Estudos de Direito Administrativo, Financeiro e Tributário – IBEDAFT – presidido pelo jurista Kiyoshi Harada - e a Academia Paulista de Letras Jurídicas – APLJ – presidida pelo jurista Francisco Pedro Jucá, prestaram dupla homenagem ao jurista que vem presidindo, com excepcional brilho a APLJ, além de integrar o Conselho Superior de Orientação do IBEDAFT e atuar como coordenador geral da revista semestral do instituto.
Realizada no dia 25 de março, no Auditório da Faculdade de Direito de São Paulo – FADISP, integrante do Grupo Alfa Educação, a cerimônia reuniu um grande público. Entre os convidados, o secretário de Esportes de Cubatão, Guilherme Santos Bechara Maxta, acadêmicos da APLJ e associados do IBEDAFT, além de amigos, alunos e admiradores do homenageado.
O homenageado é jurista, escritor, professor da USP e da FADISP. Foi o grande responsável pela introdução da cadeira de Direito Financeiro em todas as Faculdades de Direito no Brasil.
Graças à sua formação de humanista, granjeou a simpatia de todos os que tiveram a ventura de conhecê-lo, razão da dupla homenagem que lhe foi prestada.
Dando início à solenidade, Renan Clemente Gutierrez, mestre de cerimônias, procedeu a composição da mesa, convidando para compô-la o jurista Kiyoshi Harada, o homenageado, jurista Francisco Pedro Jucá e o ministro Massami Uyeda.
Prêmio Aliomar Baleeiro - A solenidade foi presidida pelo presidente do IBEDAFT, jurista Kiyoshi Harada, que iniciou com a outorga do Prêmio Aliomar Baleeiro, antecedida de breve biografia do patrono do Prêmio que foi jurista, escritor, político e ministro do STF, onde marcou passagem naquela Alta Corte de Justiça do país.
Ponderou que Aliomar Baleeiro escreveu inúmeras obras jurídicas, dentre as quais “Limitações constitucionais ao poder de tributar”, que se tornou uma referência nacional e internacional.
Em seguida passou a efetuar a segunda homenagem, procedendo ao lançamento da obra coletiva intitulada “Estudos Jurídicos em Homenagem ao Prof. Dr.Francisco Pedro Jucá”, coordenada por Kiyoshi Harada, Aloysio Correia da Veiga, Alexandre Agra Belmonte, Marcelo Harada e Alberto Higa, contendo dezenas de artigos sobre temas atuais e relevantes do direito público.
O ministro Massami Uyeda proferiu as palavras de saudação ao ilustre homenageado, que agradeceu o empenho de todos, o carinho e a solidariedade dos membros de ambas as instituições organizadoras do evento.
Marcando o lançamento, o professor Francisco Pedro Jucá procedeu a entrega do primeiro exemplar ao ministro Massami Uyeda.