Revistas

Poesia Completa – Volumes 1 e 2

 

Título: Poesia completa – Volumes 1 e 2

Editora: São Luis: Resistência Cultural, 2021

Autor: Ives Gandra da Silva Martins

Sinopse: Trata-se de uma riquíssima publicação em dois volumes reunindo todos os livros de poesias publicados ao longo dos 65 anos, contendo mais de mil poemas escritos desde o primeiro livro inaugural “Pelos caminhos do silêncio”, produzido em 1956, quando o autor tinha apenas 13 anos de idade até o último deles “A presença de Ruth ausente”, escrito em 2021, onde o poeta expressa seus sentimentos e a saudade daquela que sempre foi a sua musa inspiradora.

Nas palavras do autor “neste momento, em que sinto a imensa falta da minha companheira de toda a vida, a poesia tornou-se, ao lado da família e do trabalho, o bálsamo que Deus me ofereceu até o dia que me chamará junto dela”.

Paulo Bomfim, príncipe dos poetas, que prefaciou a obra sintetiza essa produção literária de Ives Gandra: Trata-se de um dos grandes sonetistas contemporâneos.

Maneja o soneto shakespeariano com a maestria herdada de Campos de Figueiredo. De toda a extensa obra de Ives Gandra da Silva Martins fixo-me principalmente nessa forma que considero o traje a rigor do pensamento. A obra completa de meu irmão em poesia acontece em boa hora, momento de perplexidade e desalento em que o Brasil clama por um pouco de amor.”

Deixe uma resposta